Relatos
-Trabalho tem uns dois
anos na empresa, fiz faculdade de gestão de pessoas e logo em seguida a empresa
abriu uma vaga para o RH. Eu informei que queria participar da seleção visto que já tenho tempo de empresa e tenho a formação
necessária
para desempenhar a função, porém não passei no processo e contrataram uma
pessoa de fora formada em psicologia, com pouca experiência. O que está
acontecendo, por que não me deram oportunidade de crescimento na empresa?
----
-Eu trabalhava na empresa
num outro setor e passado uns oito meses, surgiu uma oportunidade incrível pra
mim... Era para auxiliar de RH, gostei muito, porém a gerente
do RH não me passava as atividades do cargo, eu pedia e ela só me dava papéis
para organizar, cópias e coisinhas simples para fazer, nada mais aprofundado. Acabei desanimando e como
a relação estava em atrito, era muita desconfiança eu acho, daí acabei pedindo
para sair da empresa.
----
-Eu já trabalho como
auxiliar de RH faz uns três anos e na hora em que a gerente do RH saiu, acreditei que o normal seria me promover e contratar outra
auxiliar de RH, visto que já sei fazer algumas atividades e conheço tudo da
empresa.
Mas para minha surpresa contrataram uma pessoa de fora para gerente de RH e eu
permaneci no cargo super desanimada com a falta de reconhecimento da empresa.
------
Importância:
Imagina que você é o
diretor da empresa e precisa de um RH.
Está procurando alguém no
qual se sinta a vontade para falar a respeito de algumas questões internas e
até mesmo alguém que o auxilie na tomada de decisões difíceis quanto a
permanência ou não de um colaborador por exemplo.
Sendo assim, pergunto?
Obs: Todas essas pessoas
trabalham na empresa e estão dentro do perfil de conhecimento e possuem alguma das
habilidades necessárias, porém:
-Está sempre envolvido em
brigas entre colaboradores.
-Gosta de espalhar as
notícias internas (seja boa ou ruim) pela empresa.
-Trata mal quem não gosta.
-Não se dá bem com a
diretoria ou a liderança, prefere se manter distante.
-Discute por qualquer
coisa.
-Vive querendo saber de
assuntos alheios ao seu interesse.
Pronto, agora decida quem
dessas pessoas você promove?
Provavelmente vai me dizer
assim:
Não, melhor procurar
alguém de fora...
Embora tenham conhecimento
já sabemos que não dá de confiar devido ao comportamento que já demonstraram.
Seria até mais fácil promover
alguém que já conheço, mas com esse comportamento não.
------
No site Wikipédia,
encontrei algumas definições interessantes:
Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações
sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo sobre a
pessoa.
O grau de confiança entre
duas pessoas ou mais, é determinado pela capacidade
que elas têm de prever o comportamento uma da outra,
Tem como base experiências
passadas que formam um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como
compatíveis.
------
Reflexão:
- Como você passa
confiança para as pessoas ao seu redor?
-Qual é o seu
comportamento na empresa?
Até mais,
~ Claudia Camargo ~
Nenhum comentário:
Postar um comentário