Situações e Relatos
-Todos sabem do fato menos o líder.
-Eu até gostaria de falar
pra ela o que está acontecendo, mas ela vive sem tempo, resolvendo uma coisa
aqui outra ali ou em reuniões...
-De um lado: Por que eles
não vem falar pra mim? Agora como vou resolver?
De outro lado: Hum, se eu falar ele vai estourar, melhor não.
-Um auxiliar
administrativo descobriu em meio a sua rotina de conferências alguns documentos
ilícitos conduzidos pelo supervisor. Tentou
falar para o superior dele (gerente), mas observou que os dois (supervisor e
gerente) são amigos de longa data e com receio achou melhor não falar.
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Importância:
Muitas questões poderiam
ser evitadas ou resolvidas antes de virar problemas maiores.
O que você prefere?
-Prefere manter um distanciamento total da equipe e talvez conviver com vários pontos cegos na gestão, porque as pessoas não se
sentem a vontade em aproximar e te falar mesmo quando você pergunta?
Ou
Conduzir a gestão mantendo a aproximação necessária para fluir melhor com as decisões e ser mais assertivo?
E como criar essa
aproximação?
-Dê abertura.
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Reflexão:
-Deixa a equipe a vontade
para comunicar alguma situação preocupante com você?
-Procura se aproximar da
equipe em algum momento?
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O ideal é manter o equilíbrio entre abertura e
distanciamento.
Abertura para conhecer, melhorar e solucionar o mais rápido possível os
problemas e distanciamento para se ter uma visão mais
ampla e sem influências.
Até mais,
~ Claudia Camargo ~
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