sexta-feira, 8 de abril de 2016

Organização do Ambiente de Trabalho – Parte III





Uma secretária de faculdade que vivia em meio à correria, com muitos papéis para arrumar, atendimentos que dependiam da organização dos papéis acumulados e tarefas urgentes que surgiam todos os dias.

No primeiro semestre de trabalho dizia que a demanda era grande...
No segundo semestre começou a entender melhor e observar o que gerava a demanda.

Pensou:

-É estressante trabalhar assim na correria sempre...
-Será que dá para eu fazer algo que melhore o meu ambiente de trabalho?
-De repente é a maneira como faço...
-Fico cansada só de olhar para a quantidade de papel para organizar.



Começou a agir, veja algumas das mudanças que ela fez:





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Reflexão:


1- Que documentos importantes você pode encadernar?


Obs: Fazer capa, índice e encadernar na ordem, economiza tempo e compacta os documentos, gerando mais espaço na gaveta e praticidade para todos.


2- Possui alguma atividade que tem que ficar explicando a tarefa com freqüência?


Obs: Elabore um manual, um artigo ou um vídeo bem didático e explicativo para consulta.

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Pense Nisso:


“Não é o que você faz de vez em quando que muda sua vida, mas é o que você faz numa base regular e consistente dia após dia.” Rodrigo Cardoso

A secretária tomou a decisão de não conviver mais com a correria e acúmulo de papéis e quando elaborou um cronograma com todas as tarefas que tinha que cumprir na função (As que geravam acúmulo) e estipulou uma hora para cada atividade todos os dias, começou a gerar essa base regular e consistente que mudou sua vida no trabalho.

Essas ações geraram valor para professores, coordenadores e colegas de trabalho, inclusive para ela e para os alunos que conseguiam ser atendidos mais rápido.

Como você está gerando valor pra você? Para o seu ambiente? Para os colegas de trabalho? Que valor você deixa por onde passa?




Até mais,



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