quarta-feira, 6 de abril de 2016

Organização do Ambiente de Trabalho – Parte I





Uma pequena loja que vendia artigos para reparos domésticos, acessórios e novidades do uso cotidiano residencial, contratou uma conferente de caixa para substituir o conferente atual que recentemente tinha recebido uma promoção para o cargo de vendedor.

Uma das tarefas que tinha que fazer era cuidar da organização do estoque interno onde ficavam os pequenos itens que sobravam da reposição das gôndolas da loja. Os vendedores abasteciam as prateleiras da loja e devolviam o que restava a ela para guardar no estoque interno.
E quando algum vendedor tinha que abastecer a procurava para pegar mais itens.

Na primeira semana ela ficava perdida tentando encontrar o item na prateleira para ser guardado.
Imagina o seguinte: Uma sala pequena e uma prateleira alta encostada em cada parede. Cada prateleira com várias caixas de arquivo morto de papelão sem identificação. Em um dos cantos tinha uma escada que com freqüência era utilizada para acessar os itens mais altos.


Depois de receber as instruções e observar o ambiente, perguntou ao conferente anterior porque as caixas não eram identificadas. Ele disse: 

-Isso você tem que gravar, é assim mesmo, eu só sei, porque já tenho bastante tempo aqui, mas no começo também fiquei um pouco perdido, mas com a pratica você vai acabar decorando onde fica.


A conferente começou a notar que os vendedores acabavam pedindo para o antigo conferente pegar os itens porque ele era mais rápido, pois já sabia onde estava cada produto.

Assim que passou a primeira semana, ela analisou e viu como poderia melhorar o seu trabalho. Passou então a executar a sua ideia, elaborou uma etiqueta padrão em letras grandes como se fosse uma tabela com o nome e o setor ao qual cada produto pertencia e imprimiu no papel Sulfite amarelo para dar um destaque.

Em meio a um atendimento e outro organizava cada prateleira e assim que foi fixando com papel Contact transparente as etiquetas nas caixas, tudo foi ficando mais claro.

Ela agiu e começou a colher os resultados.

Todos que acessavam o estoque interno a elogiavam dizendo que nunca nenhum outro conferente tinha colocado etiquetas nas caixas e agora eles não ficavam tão dependentes, sabiam onde estava cada item e não perdiam mais tempo procurando.

Com essa simples atitude ela conseguiu ganhar mais tempo, agilidade no atendimento, destaque de atuação na loja, confiança e credibilidade.


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Reflexão:


1- Pensando no seu ambiente de trabalho, que ação simples você poderia fazer em termos de organização para melhorar a sua rotina?

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Pense Nisso:

“Ninguém é capaz de ver o que está guardado em você, a não ser que você mostre.” Claudia Camargo


E o que é que você está mostrando?

O que cada conferente da história estava mostrando (em atitude) para os demais colegas de trabalho?

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Acredito que organização deixa rastro, é uma assinatura e chama atenção por onde passa.


Então, o que está esperando? Vamos praticar mais organização?


Como Gabriel Goffi diz: Bora pra Action! (Risos)


Até mais,


~ Claudia Camargo ~



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