sábado, 23 de abril de 2016

Bate - Papo - RH – Postura – Proatividade





Bate - Papo - RH – Postura – Proatividade


Situações 


-Quantos colaboradores trabalham aqui?

RH com mais de três anos na empresa diz: Peraí, é..., deixa eu pensar, tantos no setor tal, tantos em tal, mais os daqui então somando é... Tantos, acho que é isso. Ah não, falta é...

  
-Vou precisar da lista de filiais da empresa com os telefones...

Gerente diz: Eu não tenho, é porque eu já decorei, está tudo na minha cabeça. Faz assim, eu vou lembrando e falando para você anotar em um papel. Hum, tem alguns números que eu só sei quando eu menciono que vou ligar peraí...


RH: -Eu já entreguei todas as carteiras de trabalho que estavam aqui para atualizar

Passado alguns dias, o colaborador liga perguntando cadê a carteira dele, o Rh diz que já o entregou e ele diz que não recebeu nada.
Então o RH refleti, como vou comprovar que ele pegou a carteira se ele não assinou nada.

------
  
Considerações:


E se as situações descritas fossem diferentes:

-Tenho um relatório mensal de quantidade de colaboradores que atualizo a cada movimento de admissão e demissão.

-Tenho uma lista das filiais com os telefones e quando acontece alguma mudança eu atualizo e mando para todos no e-mail.

-Fiz um protocolo de atualização das carteiras de trabalho para o colaborador assinar e depois é só colocar na pasta. Além disso, elaborei uma planilha simples onde coloco: Data, nome, alteração, observação e entrega. Dessa forma consigo puxar um relatório de tudo o que eu fiz sem ter que ficar manuseando o arquivo caso alguém pergunte.




A proatividade traz ganhos para a equipe...

Essa postura de se antecipar aos eventos e otimizar passa segurança e confiança no trabalho.

A pessoa proativa está sempre melhorando os ambientes, processos, tarefas e outros por onde passa.


------

Reflexão:


Trabalha com alguém proativo na equipe? Em relação a proatividade o que essa pessoa faz de diferente que agrega valor ao trabalho?



------


É muito agradável trabalhar com alguém proativo na equipe.

Lembrei de uma secretária que quando o coordenador pensava em pedir algo, ela o surpreendia:

-Reparei que esses processos estavam sobre a bancada, então depois que digitei os documentos fiz uma planilha com todos os processos que tem aqui e o andamento. Deixei sobre a mesa para consulta.

O coordenador só a elogiava para todos.

E lançou tendência também porque as outras secretárias começaram a seguir o exemplo.


Muito bom o trabalho dela! Ótimas lembranças...


Uma pitada de proatividade, quem não gosta?


Caso já pratique a proatividade, parabéns!


Se não, experimente inserir essa postura no trabalho e observe os benefícios que isso provoca.


Até mais,



~ Claudia Camargo ~



Nenhum comentário:

Postar um comentário