terça-feira, 10 de novembro de 2020

Análise – Isso tende a influenciar suas atitudes e comportamentos.

 


Uma situação real em entrevista:

 

-Uma auxiliar administrativa que atuava numa gráfica, quando questionada porque queria sair do trabalho onde estava, me disse que não dava mais de continuar naquela empresa por causa da conduta do diretor.

Disse que descobriu que ele não tinha uma conduta ética e citou que um dia foi surpreendida com a polícia federal na porta da empresa e ela abriu para eles e tinha que responder sobre tudo o que ela não sabia e ainda quando tentou procurá-lo, soube que ele tinha viajado sem avisar ninguém. Ela se sentiu usada naquele momento, como se ela fosse a responsável pela empresa. Afinal ela era o braço direito dele, porém ela não sabia nada a respeito de sua conduta, parecia tudo certo até então.

Ela ficou sem saber o que fazer, só pensava em sair daquela situação e encontrar um novo trabalho o quanto antes.

 

Se fosse você, o que faria?

 

Uma história real:

 

-Um caixa que atuava a muitos anos numa rede de postos de gasolina e estava acostumado a conferir o seu caixa e na grande maioria das vezes estava tudo certo. Passado algum tempo, entra um gerente novo no posto e o caixa começa a ser chamado direto pelo gerente para assinar vales, porque o caixa não estava batendo e estava faltando valores.

-Mas como? Dizia o caixa, porque toda vez ele conferia e estava ok e depois que colocava no cofre dava falta.

Ficou muito irritado, queria até sair da empresa se aquela situação continuasse ocorrendo. Ele tinha observado, analisado e entendido que o problema estava no gerente. Enfim, o posto passou por uma auditoria, justamente naquele período, verificaram esse problema e conseguiram confirmar que, era o gerente que fazia retiradas frequentes e colocava a culpa no caixa, como se ele não tivesse conferido direito, ou coisa do tipo. O gerente foi mandado embora e tudo voltou ao normal.

 

-----

 

No segundo caso o que determinou o seu comportamento de até pensar em sair da empresa, de se sentir irritado, de considerar ser essa, uma situação insustentável e de ter a atitude de falar de suas suspeitas para a auditoria quando foi chamado a dar os devidos esclarecimentos, foram os seus valores.

 

Eu tive a oportunidade de fazer um exercício chamado “Mandala de valores” com ele e no dele o valor central (o mais importante), estava a honestidade e em meio aos valores principais estava a confiança.

 

No caso dele, tudo o que fere qualquer um desses valores principais, principalmente o central, vai determinar suas decisões e influenciar suas atitudes e comportamentos.

 

No caso da primeira história, provavelmente deveria ter algum valor ligado a isso também, para imediatamente tomar a atitude de procurar outro trabalho.

 

-----

 

Você vive e conduz a sua vida de acordo com os seus valores.

Os valores são a base das suas decisões e demonstram ao mundo quais são os princípios que regem a sua vida.

 

Tipos de valores:

 

1-    Valores Morais: São o conjunto de valores, regras, tabus, costumes, convenções, seguidos por uma determinada sociedade.

 

2-    Valores Éticos: São o conjunto de valores estudados e fundamentados para nortear a conduta do ser humano na sociedade.

 

 

3-    Valores Sociais: É a conduta que rege o bom convívio em sociedade.

 


4-    Valores Profissionais: É o que orienta o comportamento dos profissionais frente as suas atividades e conduzem suas atitudes nesse ambiente de trabalho.


----

Para descobrir os seus valores, faça os exercícios, conforme as imagens que seguem (Para visualizar melhor, só clicar na imagem):

 
















Quando você encontra os seus valores se entende melhor...

 

Se fizer uma análise na sua história, vai entender os motivos que te levaram a tomar certas decisões na vida.

 

Esses valores escolhidos por você na mandala, são os princípios que mais importam para você, o que você mais valoriza em você e nos outros.

 

Até mais,

 

~ Claudia Camargo ~

 

Gostou? Segue outras análises disponíveis no blog:

 

 

Análise - Uma fórmula para descobrir seu trabalho ideal.

 

Análise - Uma técnica para saber quais atividades você faz com excelência.

 

Análise - Quais são as suas condições de trabalho ideais?

 

Análise - Se você quer avançar rápido na carreira, faça isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário