terça-feira, 3 de novembro de 2020

Análise – Uma fórmula para descobrir seu trabalho ideal

 

Imagem de SplitShire


Já parou para pensar para qual trabalho você nasceu?

 

Pode acontecer de estar fazendo algo que gosta, mas ainda sente que algo não se encaixa, será que falta alguma coisa?

 

Em alguns de seus pensamentos pode surgir a pergunta será que estou no caminho certo?

 

Para ajudar a refletir essas questões, existe uma técnica chamada:

 

Fórmula: Alegria – Dinheiro – Fluxo

Autor: Chris Guillebeau

 

Ele diz que o que mais nós queremos é:

Fazer aquilo de que gostamos, e ser bem recompensados por isso.

 

E para atender esse desejo precisamos trabalhar em algo que:

 

-Nos faça felizes (alegria);

-Que seja financeiramente viável (dinheiro);

-Que aproveite ao máximo as nossas aptidões (fluxo).

 

 

Existe vários caminhos para chegar a este mundo ideal, porém se algum desses critérios não for atendido, O encaixe não será perfeito.

 

 

 

 

Refletindo:

 

-Se estiver fazendo uma coisa que gosta, mas esse trabalho, não te traz dinheiro (ou o valor não te satisfaz) o seu potencial está sendo desperdiçado.

 

Aqui o seu melhor não está sendo utilizado.

 

-Se você ama o que faz e usa todas as suas aptidões neste trabalho, gerando o seu melhor, e não ganha dinheiro com isso, é como se fosse um artista passando fome.

 

Aqui está faltando ser remunerado pelo ótimo trabalho.

 

-Se estiver sendo bem pago para usar o seu melhor (aptidões) em algo que você não gosta ou que apenas tolera, isso seria como alcançar o sucesso sem ter um ideal.

 

Aqui está faltando a alegria de estar fazendo aquele trabalho.

 

-Se está num trabalho que faz o que gosta, é bem remunerado para isso e ainda utiliza o seu melhor (aptidões), você encontrou o que nasceu para ser.

 

Aqui não falta nada.

 

O ideal é encontrar uma combinação exata entre alegria, dinheiro e fluxo e assim saberá o que nasceu para ser.

 

--------

Pode reparar que quando você mesmo ou alguém comenta que quer sair de um determinado trabalho, geralmente fala de algum dos três fatores da fórmula.

 

Eu já ouvi frases do tipo:

-Eu vou sair porque agora que eu me formei, quero buscar algo na minha área. Ou

-Estou buscando algo na minha área de formação, talvez um estágio...

(Falta a alegria)

 

-Vou sair porque recebi uma proposta melhor. Ou

-Não dá mais de ficar na empresa porque esse salário não está dando mais para mim, agora tenho filho, tenho outras responsabilidades, tenho que ir atrás de algo compatível com a minha realidade agora.

(Falta dinheiro)

 

-Estou desanimada, procurando outra coisa já, porque faz tempo que estou na empresa e só faço isso, já tentei aprender outras coisas, mas não dão oportunidade em outros setores da empresa para aprender. Ou

 

-Sou formada, pós-graduada, fiz vários cursos e continuo no mesmo lugar. Se continuar na empresa não sei quando vou conseguir subir de cargo. Vou procurar um emprego melhor.

(Falta fluxo)

 

-----

Pensando no futuro

 

1)    Relacione todo trabalho que te traz alegria em fazer, ou que desperte um brilho no seu olhar, caso ainda não tenha feito;

 

2)    Pense em um valor mensal que desse de viver com um certo conforto, que pagasse todas as suas contas, que desse de ter seu lazer, suprisse as compras de casa e ainda sobrasse para fazer investimentos ou guardar como quisesse. Qual seria esse valor?

 

3)    Quais são as habilidades que você é realmente muito bom e utiliza nesse trabalho que você gosta de fazer ou deseja fazer?

 

 

Pensou? Agora comece a explorar esse pensamento:

 

De que maneira eu poderia fazer este trabalho do qual eu gosto muito, ganhando o valor tal por mês e ainda utilizando essas habilidades naturais ou adquiridas, na qual tenho facilidade?

 

Talvez a resposta não venha na hora, mas mantenha essa pergunta viva no seu pensamento que mais cedo ou mais tarde a resposta virá.

 

Quando você encontrar essa combinação ideal, vai saber reconhecer e vai parecer que já estava tudo ali, pertinho, a disposição o tempo todo.

 

 

Alguns esclarecimentos:

 

 

-Se tiver dúvida se gosta ou não de um determinado trabalho, se este trabalho te traz alegria, então é mais provável que não.

 

-O dinheiro não é tudo, porém, é difícil ter prazer em viver, se ficar preocupado o tempo todo se vai dar de pagar as contas no final do mês.

 

-O fluxo tem a ver com aquilo que você faz e nem vê a hora passar, alguma habilidade inata ou adquirida que as pessoas admiram em você ou que ficam impressionadas quando você faz, algo que gosta tanto que faria até de graça.

 

---

 

Essa fórmula é ótima para se observar, vai entender muitas coisas em você, vai ficar diante de quem realmente é ou de quem está se tornando.

 

Pode acontecer de na parte da alegria ter mais de uma atividade que gosta.

Ex: Arquitetura, Artesanato, Jardinagem.

 

 

E na parte de fluxo também.

Ex: Muita habilidade com montagem de jardim, principalmente com Rosas do Deserto, arquitetura de interiores e artesanato sustentável para decoração.

 

Aqui começa a construção...

 

Essa pessoa desse exemplo pode pensar em dois caminhos:

 

1-    Seguir com uma atividade principal e construir atividades paralelas com as outras duas atividades. Sendo assim o trabalho das três atividades somaria o valor de conforto que ela colocou na parte de dinheiro.

 

2-    Construir uma maneira das três atividades estarem presentes no seu único trabalho. Esse único trabalho, seria um negócio no qual ela usaria toda parte da alegria e toda a parte do fluxo e isso seria capaz de lhe trazer o valor definido no tópico dinheiro da fórmula.

 

Qual seria esse negócio? Tudo bem se ela ainda não souber, o importante é saber que existe esses caminhos e ela pode refletir e encontrar uma maneira criativa de chegar a esse ideal.

 

O que achou?

 Vamos fazer o seu?

 

 

Até mais,

 

 

~ Claudia Camargo ~



Nenhum comentário:

Postar um comentário