sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Análise – Se você quer avançar rápido na carreira, faça isso!

 


Você fica quatro anos ou mais fazendo uma faculdade e quando termina, consegue um trabalho de auxiliar, fica um tempo, de repente dois ou três anos, sai porque busca algo melhor e encontra.

O que?

Outro trabalho de auxiliar, quem sabe até ganhando um pouco mais, porém de auxiliar, fica mais um tempo, não avança, sai por um motivo outro, procura outro emprego e encontra.

De quê?

Adivinha?  De auxiliar...

 

E nenhum problema quanto ao fato de ser auxiliar, a questão aqui é: Como avançar? E não é só isso, é como avançar mais rápido.

 

O fato é: O mercado não vai te dar um cargo acima do que já fez na carreira, a não ser que já o tenha feito. Certo?

 

Sendo assim, para avançar na carreira você tem duas saídas:

 

1-     Avançar onde se está, na empresa em que está; ou

2-     Arranjar uma maneira de empreender na área em que se quer atuar.

 

Só comentando, lembrei de um caso agora, de uma mulher que contratei como auxiliar administrativo, formada e pós-graduada, para trabalhar no setor de cobrança, porque simplesmente ela tinha dez anos de experiência no setor de cobrança como auxiliar de cobrança.

Ela sabia muito disso... E só tinha saído da empresa porque a loja resolveu terceirizar o setor de cobrança, viu que teria mais vantagens assim e disponibilizou todos da equipe de cobrança para o mercado de trabalho.

 

Realmente ela era muito boa no que fazia, agora ela não está trabalhando, parou porque está se dedicando ao primeiro filho.

 

O que me impressiona é que como assim, não subiu de cargo?

É porque na empresa onde atuava, também tinha uma gerência de setor de muitos anos e ela atuava com autonomia como se fosse um subgerente sem ser. Foi o que observei em suas explicações na entrevista.

 

Na empresa onde eu atuava, ela era sozinha na função e estava ligada a gerência financeira que simplesmente era uma das diretoras da empresa.

 

Imagina se ela vai procurar outro trabalho agora, do que seria? Cobrança novamente.

 

Acredito que ela deve estar pensando, eu não tive sorte, porque nas empresas em que atuei ninguém me deu oportunidade de subir de cargo. Até ganhei um pouco mais, porém não subi de cargo. O que vou fazer da minha vida agora? Eu não quero mais mexer com isso, eu quero aproveitar minha área de formação.

 

Agora calma, respira...

Vamos lá então,

 

A primeira coisa que se tem que fazer para avançar é saber para onde se quer avançar.

 

Ex: Quero avançar de auxiliar de RH para analista de RH

 

1-    Pesquise e liste tudo o que um Analista de RH faz;

2-    Procure entender a fundo cada atividade;

3-    Pense como um analista de RH e pratique cada atividade como se fosse fazer realmente.

Ex: Entrevistar, como você faria a entrevista? Dá até de montar um formulário no Excel com as suas perguntas. E por aí vai... Como você avaliaria o desempenho pessoal? Como você desenvolveria um plano de carreiras? Enfim...

 

4-    Demonstre o seu entendimento de alguma forma no trabalho, de repente, enviar ao analista alguma sugestão de melhoria em algum processo, ou o formulário de entrevista, ou sugerir algo que ainda não é feito na empresa e talvez mandar a sua pesquisa sobre. Estou falando livremente aqui, porém verifique, adeque isso a sua realidade, a pessoa na qual vai se direcionar, sem que isso parece evasivo.

 

Esse caminho faz com que os olhos se voltem para você, a pessoa que está num cargo acima, dependendo do que sugerir, vai entender que “Essa pessoa é entendida nisso, se eu precisar, vou chama-la para ajudar, porque sei que ela entende disso”.

 

No caso de empresa, você só consegue ir até este ponto, mostrar que sabe fazer mais, atualizar seu currículo no RH e pronto. O restante não depende de você, depende da empresa.

 

Você também pode empreender na área em que se quer atuar.

 

Hoje com a internet, tudo é possível...

Ofereça um serviço de maneira autônoma na área em que se quer atuar.

 

1-    Verifique o que poderia oferecer de serviço, dentro da área que quer atuar; (Isso independente se está trabalhando ou não).

 

Ex: Se é de TI, consertar computador, formatar talvez;

 

(Eu mesmo já contratei uma vez uma pessoa para fazer isso, era um rapaz novinho e trabalhava em casa de maneira autônoma, arrumou o meu computador num final de semana e ficou ótimo, eu precisava urgente).

 

Se é de RH, poderia oferecer o serviço de entrevista e seleção para microempresas.

 

2-    Verifique quanto vai cobrar pelo serviço, e de que maneira o serviço será feito.

3-    Entenda a fundo o que pretende oferecer de serviço e demonstre isso de alguma forma na internet.

As pessoas só precisam saber que você sabe resolver aquele problema, se possível até resolva online para ver que sabe realmente.

 

4-    Divulgue sempre o seu serviço.

 

Isso é o que depende de você neste caso, o restante é com o mercado. Depois do primeiro cliente tudo flui.

 

E agora que você chegou até aqui, como acelerar isso, como avançar mais rápido?

 

Toda e qualquer função em que se atua ou que se pretende atuar tem uma lista de habilidades que a pessoa precisa ter para desempenhar bem a função.

 

E dentro desta lista, segundo Brian Tracy, tem algumas habilidades – chave, raramente mais que sete que determinam o sucesso ou o fracasso da pessoa naquele emprego.

O domínio desse pequeno conjunto de habilidades – chave é o que realmente faz você avançar com rapidez elevando seus resultados na carreira.

 

Análise:

 

1-    Relacione todas as habilidades que teria que ter para desempenhar bem a função que deseja;

2-    Agora, verifique dentre essas habilidades, quais seriam as essenciais, as habilidades que se realmente dominasse, avançaria muito rápido.

3-    Foque nessas habilidades – chave e seja excelente nisso.

4-    Encontre uma maneira de mostrar isso ao mercado.

 

Exemplo:

Se trabalha com vendas, talvez as habilidades essenciais seriam:

 

1-    Prospecção de Clientes;

2-    Estabelecer uma boa relação com os clientes;

3-    Identificação de problemas;

4-    Apresentação de soluções;

5-    Responder a Objeções;

6-    Fechar as Vendas;

7-    Receber novos pedidos e referências de clientes satisfeitos.

 

Agora, atribua uma nota numa escala de 1 a 10 para cada habilidade –chave. Analise honestamente o quanto é bom em cada uma, depois trace um plano para ser excelente em cada área.

 

Olhe para essa lista, neste caso, se for muito bom nessas sete habilidades – chave, como não vai se destacar no que faz? Como não vai apresentar resultados surpreendentes? Como não vai avançar com rapidez?

 

Estude uma maneira de ser melhor em cada uma e aumente suas notas!!!

 

Agora é com você, Avance!

 

Até mais!

 

~ Claudia Camargo ~

 

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