terça-feira, 4 de agosto de 2020

Relatos Nº 4 – Está sem perspectiva de futuro?



Imagem de Pexels


Relatos (Anônimos):

 

-A empresa em que eu e meu marido somos sócios não anda nada bem... Fecho os olhos por um momento e lembro de tudo que conquistamos por aqui: Compramos a nossa casa, dois carros, vivo confortavelmente, pago escola particular para os meus três filhos, inglês para as minhas filhas, comprei recentemente um lote num condomínio fechado para construir a casa dos meus sonhos e tudo isso está sendo ameaçado. 

Não consigo vender a nossa parte na sociedade porque a empresa está a ponto de falir e atuar dentro dela está ficando muito pesado devido as dívidas que acumulamos na tentativa de resolver tudo isso e pressão dos funcionários, clientes, fornecedores...

Enfim, não consigo enxergar meu futuro aqui e nem em outro lugar, só sabemos fazer isso. Acabaram minhas reservas financeiras, já coloquei o que pude para vender, mas ainda nada. Não vai ter outro jeito, vou ter que ir embora com a minha família para a casa da minha mãe. E agora o que vou fazer da minha vida?

 

 

-Eu e meu marido estávamos procurando emprego quando engravidei...

Não estávamos maduros para isso, ficamos desorientados, sem chão. O dinheiro que tínhamos guardado para suprir o tempo de espera de uma recolocação estava indo como água...

Pensei: E agora, não tenho mais como contribuir financeiramente em casa. Meu marido se viu sozinho como se tivesse desabado o teto na cabeça dele, estava sem rumo. Tentou vender outras coisas para ver se ajudava e nada. Até que acabou todo o nosso dinheiro e ficamos dependentes da ajuda de nossos familiares. Minha filha nasceu e um longo tempo depois, ele conseguiu um emprego numa função anterior a que ele atuava, foi o que conseguiu para suprir algumas necessidades de casa, a família continua ajudando.  Estou sem perspectiva, não sei como vai ser daqui pra frente.

 

-------

 

Primeiro vamos entender o que seria essa perspectiva de futuro.


Em outras palavras poderia ser sua visão de futuro, o que espera em relação ao futuro, estado desejado, suas metas, objetivos...

 

Quando você fica nesse estado de não ver mais a possibilidade de suas metas e objetivos serem alcançadas, quando você vê que o que imaginou para o futuro, o que desejava já não será mais possível naquele momento, dependendo da situação e da intensidade com que tudo acontece, você simplesmente desaba, desanima. Isso é ficar sem a perspectiva de futuro.

 

O que nos move mais rápido na vida é ter traçado esses objetivos, essa visão de onde se quer chegar e agir conforme.

 

Quando seguimos sem ter esses objetivos, as coisas podem até acontecer, mas de forma mais lenta, porque não estamos atentos a conquistar aquilo.

 

Exemplo:

 

-Tenho como objetivo, me formar em Marketing e atuar na área. Logo vou fazer tudo que esteja ao meu alcance para realizar isso.

 

É diferente de dizer:

 

-Faço faculdade de marketing, não sei o que vou fazer depois. O importante é ter um nível superior.

 

Quem você acha que vai chegar mais rápido?

 

Sem objetivos, metas, tudo seguirá muito devagar enquanto a vida segue depressa.

 

 

Portanto, se acontece algo e ficamos sem perspectiva de futuro a primeira coisa a se fazer é respirar fundo e o mais difícil, apesar da visão turva em relação ao que virá, pensar em um novo objetivo mais adequado ao seu momento atual e traçar as metas para sair dessa situação ruim.

Por pior que seja a situação, deixar as coisas acontecerem, não contribui em nada, só agrava, porque lembra, a vida segue depressa. É preciso repensar tudo o quanto antes. Ter esse novo norte (visão, objetivo, meta) é o que vai te dar esperança para seguir em frente.

 

Outra questão é ter um entendimento maior a respeito do estado interior em que se encontra.

 

E para chegar a esse entendimento, segue algumas anotações que eu fiz de uma palestra que assisti online chamada “Desperte sua Fodeza Interior” do palestrante Victor Ribeiro.

 

Sequência:

 

1-    Algo acontece lá fora. (Situação que está ocorrendo com você no momento)

2-    Eu crio uma representação aqui dentro. (Você imagina o que pode ocorrer no futuro mediante ao que está vendo)

3-    Eu entro num estado. (Bom ou ruim dependendo do que imaginou que possa vir a ocorrer)

4-    Que me leva a ação. (Se o que imaginou foi bom, começa a agir, se for ruim, age com poucos recursos emocionais)

 

 

Dependendo da representação eu acesso um estado...

 

Não aja de acordo com o que está vendo lá fora (Crise, dificuldades), aja de acordo com o que tem representado de objetivos na sua cabeça (realidade do que quer).

 

Pensamentos bons te colocam num estado de muitos recursos enquanto pensamentos ruins te colocam num estado de poucos recursos.

 

O significado de algo não é fixo, podemos mudar os significados. Qual o significado que você escolhe colocar... Escolha significados positivos para tudo o que ocorre.

 

O Estado a gente não sente, a gente faz...

Coragem você não sente, você faz.

 

Qualquer pensamento que você planta no terreno fértil da sua mente ele germina. Seja positivo ou negativo.

Pensamentos limitados fazem pessoas limitadas.

 

----

 

E até hoje eu lembro dele falando: Algo acontece lá fora...


Ele fez a gente gravar essa sequência.

 

Dito tudo isso, é ótimo saber que por mais difícil que seja, você tem esse refúgio...


Vem pra cá, nesse texto, leia, reflita, pare para pensar em outros objetivos, saiba que o nosso estado, nós é que fazemos, crie coragem, crie pensamentos positivos e plante esses novos objetivos, aja...

 

Um novo horizonte está a caminho, acredite!

 

 

Até mais,

 

 

~ Claudia Camargo ~

 

Gostou? Segue outros Relatos disponíveis no blog:

 

 Relatos Nº 1 – Refém do Mercado de Trabalho

 

Relatos Nº 2 – Encontrar um negócio no qual se identifique

 

Relatos Nº 3 – Quer Crescer Profissionalmente, mas não está conseguindo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário