domingo, 26 de julho de 2020

Relatos Nº 2 – Encontrar um negócio no qual se identifique



Imagem de William Iven



Relatos (Anônimos):

-Eu não sei o que faz meu coração cantar...

-Eu não gosto de nada, não sei o que acontece...
Faço as coisas só porque tenho que fazer mesmo.
Será que tem algum problema comigo?

-Eu já trabalhei em vários tipos de negócios...
Empolgo com um e depois vejo que não é esse que gosto, tento outra coisa e por aí vai...
Quero encontrar algo no qual eu realmente me identifique.

----------

Eu lembrei agora de uma pessoa do meu convívio que trabalha em um banco como assistente financeiro, e sonha em um dia se tornar empresária. Mas a pergunta era em que?

Sendo assim, buscava algo que ela a princípio gostava, se aprofundava no assunto e começava a empreender para ter uma renda extra. Realizou várias atividades (cada uma de uma vez):

1-    Geladinho Gourmet;
2-    Brigadeiro Gourmet;
3-    Cupcake;
4-    Venda de creme facial para rejuvenescimento;
5-    Venda de Lingerie;
6-    Fabricar e vender Ovos de Páscoa;
7-    Bolos Caseiros (Treinou, sondou o mercado, mas nem chegou a oferecer ainda);
8-    Bolos Confeitados (Treinou, sondou o mercado, mas nem chegou a oferecer ainda);
9-    Caixinha de MDF decorada;
10-  Afiliação de produto digital;
11-  Venda de Kits para decoração de festa infantil (Treinou, sondou o mercado, mas nem chegou a oferecer ainda);
12-  Aluguel de móveis para festas (mesa principal, apoios e alguns objetos de decoração). Nem chegou a oferecer ainda;
13- Montagem e venda de kits para presentes


Não me recordo se foi necessariamente nesta ordem, mas foi mais ou menos assim...


A cada negócio que ela fazia, passava por um processo de descoberta, empolgação, investimento, divulgação, venda, trabalho, alguns obstáculos, desencanto, pausa ou desistência.


Ela costuma dizer assim:


-Estou me descobrindo, cada passo que eu dou é importante, eu aprendi e continuo aprendendo a cada dia e a cada negócio que eu faço...


-----


Já o meu processo de descoberta foi mais decisivo.


Lembro de quando eu era criança, deveria ter entre 7 a 8 anos e minha mãe tinha uns livros guardados.

Fui mexer e encontrei um livro pequeno e fino do curso de administração de empresas, até tirei foto dele, é esse da imagem...





Algo me chamou a atenção nele, comecei a folhear e a cada tema a respeito de como gerenciar determinada área da empresa me deixava super interessada e empolgada.
Imagina, com essa idade e com esse livro pra cima e pra baixo dentro de casa. Comecei a brincar de escritório por causa dos ensinamentos desse livro.
Quando eu fui para a faculdade, não pensava em outra coisa a não ser administração de empresas e me formei nisso.

-------

Enfim, tudo isso que te contei é para mostrar que cada processo de descoberta é único. Quando identificamos o trabalho ou o tipo de negócio que nos satisfaz e começamos a trilhar esse caminho, ficamos mais felizes e tudo flui melhor na nossa vida.


Um Norte


Para quem está trabalhando:


Mesmo que esteja satisfeito com a atividade que realiza, procure trabalhar outros talentos que há dentro de você, conhecer e explorar isso, se possível abrir, ampliar seu caminho empreendendo nessa nova área agora.

Dessa forma terá um respaldo financeiro caso aconteça algo com essa atividade principal que exerce. Hoje tem tantos caminhos disponíveis por causa do mundo digital. Não fique dependente somente de uma atividade, isso é muito arriscado tanto para você quanto para a sua família.

Essa atitude promove seu crescimento e constrói novos caminhos.

Talvez você não queira empreender por algum motivo, então olhe do lado, observe se tem alguém do seu convívio com alguma ideia de negócio simples e interessante, mas que não sai do papel por falta de investimento e você tem como ajudar. Pode oferecer ajuda e virar sócio, e isso ´já se torna uma segunda renda.


Para quem está desempregado:


Caso tenha acabado de perder o emprego, calma, sempre tem um caminho...

Só precisa refletir por um tempo e agir rápido porque não sabemos ao certo quando essa crise gerada pela pandemia vai acabar.

Pense em algumas ideias simples para investir, escolhe uma e vai...

Neste caso, não dá de ficar só procurando um próximo emprego, se tem duas possíveis saídas, por que seguir só com uma?

Você pode e deve trilhar os dois caminhos. Poderá se surpreender com os resultados.

----

Caso esteja desempregado a mais tempo e você não está vendo saída...

Eu sei que nessa fase tudo fica mais complicado mesmo, por isso é tão importante as pessoas que estão trabalhando, ter essa atenção de procurar e construir novas fontes de renda o quanto antes.

Voltando aqui no tópico, além de fazer o convencional de buscar emprego, procure também ideias de negócios que possa desenvolver principalmente na internet porque é mais fácil de realizar e alcança muito mais pessoas.


Caso tenha capital próprio ainda para investir ou de repente (auxilio emergencial, FGTS Emergencial, PIS) para receber e vai sobrar algo que dê para iniciar, não pensaria duas vezes.


De repente alguém da sua família trabalha e vai receber algum valor do tipo citado acima ou acabou de sair do emprego e vai receber o valor da rescisão e você tem a ideia, chama para conversar e faz a proposta. Quem sabe?


As vezes a pessoa tem o dinheiro, mas não tem a ideia.


Pode até mesmo ser algo temporário...


Exemplo: Criar algo específico para vender e entregar no dia dos pais ou em outra data comemorativa do calendário. Enfim, estude e observe as possibilidades.


Reflexão: Mandala de Valores


Os valores determinam seu comportamento.


Atividade - Em relação ao seu lado profissional:


Faça como na imagem:




1-    Escreva no círculo central o que você mais valoriza numa atividade profissional;

2-    Escreva nos demais círculos outros valores que são importantes para você;

3-    Depois, escolha um dos cinco círculos do entorno para excluir.


-Pronto, a sua mandala de valores está construída e mostra exatamente o seu comportamento em relação ao lado profissional.


-Análise: Lembre-se das empresas nas quais trabalhou e que ficou menos tempo.
Verifique se essas empresas se alinhavam aos seus valores, principalmente o central.


-Para que você se identifique com algum tipo de negócio ou atividade profissional, essa atividade deverá atender a sua mandala de valores.


Quanto mais alinhado essa atividade estiver com a sua mandala, mais feliz estará no trabalho.



Até mais,

~ Claudia Camargo ~


Nenhum comentário:

Postar um comentário