terça-feira, 30 de abril de 2013

Processo Seletivo - A Vivência de Vanessa


Momento: O contato da empresa 

Vanessa: Alô?
Empresa: Bom tarde é a Vanessa?
Vanessa: sim
Empresa: É da empresa indústria, recebemos o seu currículo. Você poderia comparecer a empresa para participar de um processo seletivo 2° feira as 08:00 horas?
Vanessa: Sim
Empresa? Então Vanessa, vamos te aguardar na 2° feira, obrigada.
Vanessa: Eu vou sim, obrigada.


Momento: Recepção dos candidatos



Vanessa chega as 07:35 horas na empresa e vai até a recepção.

1° impressão: Empresa grande, bem estruturada, vários setores, observei as pessoas e todos parecem bem alegres em suas funções.

Vanessa apresenta-se a recepcionista: Eu vim para um processo sel... (a recepcionista interrompe a fala e diz é só aguardar).

No horário marcado aparece a pessoa que ligou para os candidatos e fez questão de cumprimentar a todos pegando na mão de cada um e dizendo bom dia, sou...
Pediu para que todos a acompanhassem para a sala de reuniões para iniciar o processo.
Chegando à porta da sala viu que a sala já estava ocupada com uma reunião e não sabia o que fazer com os candidatos, pediu então para que aguardassem em sua sala.

2° impressão: Falta de comunicação com a equipe visto que ao marcar o processo seria interessante avisar a todos que a sala estaria reservada para a seleção no dia e horário disponibilizado.

Depois de um tempo de espera na sala aparece outra pessoa que diz a responsável pelo processo: Você não acharia melhor entregar as fichas para eles preencherem enquanto isso?

A recrutadora então responde: Verdade, vou entregar a eles as fichas, só um minuto...

3° impressão: Precisou alguém de fora intervir e propor a entrega das fichas para aproveitar o tempo. Poderia ser a recrutadora, visto que já estava ali com os candidatos.



Momento: O processo seletivo

As fichas foram entregues aos cinco candidatos.

A recrutadora explica o preenchimento:  

-Preciso que vocês preencham todos os campos, não deixem nada em branco, inclusive atrás das folhas e assinem todas.

Vanessa observa: 2 folhas de informações pessoais mais 2 folhas de entrevista escrita mais 2 folhas de teste de matemática mais 1 folha com proposta de redação “A importância do relacionamento interpessoal nas organizações” (a redação deverá ser escrita com no mínimo 25 linhas).

Alguém interrompe novamente e fala: Já desocuparam a sala de reunião...

Outra pessoa diz: Por favor, me acompanhem até a sala...

Na sala de reuniões uma mesa redonda grande, todos sentam em volta e a condutora diz: Vocês podem preencher as fichas e eu vou ficar aqui olhando caso tenham alguma dúvida. Ah! E não podem usar a calculadora para as contas nem a do celular...
Todos continuam o preenchimento...

Depois de certo tempo Vanessa pergunta à responsável se podia rascunhar atrás da folha e passar a limpo na frente no caso da redação.
A condutora diz: Vocês têm 1 hora e 40 minutos para responder todas as folhas e me entregar. Agora só faltam 30 minutos então não aconselho e sai da sala por um instante.

Todos então começam a comentar sobre o processo: Que processo é este? Tem algumas perguntas aqui que... (Ela retorna)

4° impressão: A condutora poderia ter informado antes que tínhamos um determinado tempo para preencher as folhas, estávamos todos tranquilos e quando ela disse o tempo começou a correria. Encontrei perguntas do tipo: Cor da sua pele? Possui carro, qual a marca? Qual a renda do seu marido? Qual a sua religião? Estranho... Ela ficou muito próximo e olhando tudo o que escrevíamos, poderia dar uma certa distância e deixar os candidatos mais a vontade.



Momento: Retorno para casa

Vanessa voltou para casa refletindo:

Essa empresa só levou em consideração o que está escrito, inclusive a entrevista era escrito. Será que essa avaliação (seleção) foi completa, foi satisfatória?
Cadê o contato? Como verificou o jeito como a pessoa fala?
A atitude, as expressões, as sensações...
A vaga era para assistente de recursos humanos e uma das atribuições era realizar treinamentos. Seria interessante verificar como cada candidato se comunica entre outros...



Momento: O e-mail 

Ao chegar a sua casa verifica que recebeu um e-mail da empresa dizendo:

Assunto: Feedback

Bom tarde!

A indústria agradece o interesse e o tempo dedicado em nosso processo seletivo.
Informo que para este cargo, nesta oportunidade o seu nome não foi selecionado para entrevistas adicionais.
Desejamos a você boa sorte e sucesso!!

Atenciosamente,


Depois de ler o e-mail Vanessa pensou:

Pelo menos me deu um retorno do processo, pelo menos isso...
Ah! Então o processo não terminaria ali, eles colocariam entrevistas adicionais.
Fico imaginando o que mais queriam saber além de todas aquelas inúmeras perguntas nas fichas...
Sabiam tudo da vida dos candidatos, porém os candidatos não sabiam o que a empresa oferecia o horário de trabalho entre outros dados importantes, talvez nem aceitassem as condições oferecidas.

Certas experiências na vida não têm preço...

~ Claudia Camargo ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário